Iluminação LED

PARs de LED, Barra de LED e Moving,
o que devo ter em mente?

Com este guia, queremos dar a você uma visão geral do que está disponível no mercado, quais dispositivos são adequados para quais usos e o que você deve ter em mente ao escolher um dispositivo.

Os critérios decisivos são a finalidade de uso, o local de uso, a luz ambiente e a distância. As opções de controle também são um fator significativo.

1. A primeira questão é a do brilho. Alguns fabricantes comparam isso diretamente com a potência de um queimador de halogênio; no entanto, indicações como os valores em lux ou lúmen são mais informativas.

Esperamos que você goste deste guia!

Vamos começar com um pouco de teoria:

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz . Foi inventado na década de 1960, mas inicialmente emitia pouquíssima luz. Hoje em dia, é quase impossível encontrar um palco sem eles. Todos os tipos de holofotes estão disponíveis, equipados com uma ampla variedade de diodos. Assim como as lâmpadas tradicionais, os LEDs possuem um polo positivo e um negativo. Uma vez que o diodo é conectado a uma corrente, os elétrons viajam de um polo para o outro, e a energia liberada no processo é emitida como luz (fóton).

Branco quente/branco frio:

Dentro de um LED branco, há, na verdade, um LED azul, geralmente revestido com uma camada de fósforo, o que resulta em uma luz branca quente. A menos que o LED seja composto por vários LEDs, por exemplo, uma combinação RGB, ele não chega nem perto da qualidade de uma lâmpada.

Via de regra, dispositivos LED brancos não emitem luz em outras cores. Mas oferecem uma ampla gama de tons de branco, desde o branco quente (até 3.400 Kelvin), passando pelo branco neutro (até 5.000 Kelvin) até o branco diurno (500-6.800 Kelvin). É comum encontrar holofotes LED de tungstênio e luz diurna, que oferecem uma cobertura ainda melhor do espectro branco.

Eurolite LED Theatre 36x 3W – com cor de iluminação ajustável de 3000 K a 7000 K

 

LEDs de cor única:

Você encontrará esses diodos em muitos holofotes e pode identificá-los com facilidade em dispositivos econômicos, como PARs de LED RGB, onde vários LEDs vermelhos são colocados ao lado de LEDs azuis e verdes, o que permite obter a mistura de cores desejada. Como resultado, os objetos projetam sombras coloridas. Quanto mais distantes os diodos estiverem e quanto mais próximo o objeto estiver, maiores serão as sombras coloridas.

Stairville LED Par56 MKII RGBW – Este dispositivo usa LEDs separados nas cores básicas vermelho, verde, azul e branco.

 

RGB / RGBW / RGBA:

Basicamente, são apenas LEDs de uma única cor montados em um conjunto, mas os diodos são colocados mais próximos uns dos outros e a luz é misturada na cor desejada antes de ser emitida através de uma lente. A mistura de cores ocorre antes que a luz saia do dispositivo e, portanto, apenas a cor selecionada é visível.

 

Três LEDs/quatro LEDs:

Este tipo combina RGB ou RGBW em um único LED. Isso evita sombras coloridas, já que a luz é misturada antes de sair do diodo.

Stairville Led Par 64 CX-1 RGB+W 15x3W – Atrás da lente, os LEDs multichip nas quatro cores básicas estão dispostos.

 

LED COB:

Nos módulos Chip-On-Board, LEDs e chips são colocados em um invólucro minúsculo. Graças à sua condução térmica altamente eficiente, vários chips podem ser colocados em um espaço muito pequeno, resultando em um fluxo luminoso significativamente maior em comparação com qualquer outro tipo de construção. A menor liberação de calor também permite lâmpadas muito menores, que não diferem significativamente das luzes de palco tradicionais.

Cameo Flat Pro Flood IP65 TRI

Prós e contras

Profissionais de LED

  • O principal argumento a favor dos holofotes de LED é o seu consumo de energia. Comparado a um holofote halógeno de rendimento luminoso semelhante, um spot de LED consumirá apenas um décimo da energia, e isso deverá se tornar ainda menor com o desenvolvimento. Os LEDs são extremamente duráveis, com até 50.000 horas de operação indicadas para alguns modelos. Isso deixa todos os holofotes halógenos para trás. Como não há filamento se movendo em seu interior, as lâmpadas de LED são menos propensas a sofrer danos ao serem instaladas, desmontadas ou transportadas. Além disso, elas não requerem interruptores dimmer adicionais e elementos periféricos, como cabos de alta resistência e caixas de encaixe. Além disso, as lâmpadas de LED sempre incluem luzes estroboscópicas. Se elas apresentarem pixels de luz controláveis ​​individualmente, você pode até usar as lâmpadas para criar imagens ou reproduzir vídeos – mas isso só é possível com lâmpadas de LED especiais.
  • Os holofotes de LED não emitem calor , o que proporciona um alívio perceptível no palco: os artistas transpiram menos e o equipamento também não fica exposto ao estresse adicional causado pelas altas temperaturas. Filtros de cor podem ser dispensados, já que as cores são misturadas dentro dos holofotes.
  • Muitos modelos também possuem um modo mestre/escravo . Em combinação com os modos autônomos, que costumam ser muito atraentes, isso significa que você pode obter belos efeitos mesmo sem uma mesa de luz, principalmente se puder programar cenas diretamente na luminária.

Contras do LED

  • Sombras multicoloridas são inevitáveis ​​na faixa mais econômica do espectro e em certos tipos de conjuntos de LED. Às vezes, elas podem interferir. Dispositivos ainda mais caros podem projetar sombras coloridas, mas com esses dispositivos a luz se misturará uniformemente em uma curta distância, e as sombras coloridas desaparecerão.
  • espectro de luz do LED não é tão uniforme quanto o de uma lâmpada halógena. Dependendo de suas características e tipo de construção, os diodos apresentam picos monocromáticos estreitos e fortes no espectro de três cores. Isso distorce a impressão luminosa em comparação com as lâmpadas halógenas, que frequentemente parecem emitir uma luz mais quente.

Tipos de iluminação

Iluminação de efeito

A superfície exposta à luz não tem importância quando scanners, luzes de discoteca e iluminação de feixe são usados, por exemplo, já que você está focando no efeito de feixes de luz individuais no espaço.

 

Iluminação decorativa

Este tipo de iluminação, por outro lado, requer uma iluminação limpa e uniforme de uma superfície. Bordas uniformes, escurecimento contínuo e um gradiente homogêneo são desejáveis. Isso também se aplica, é claro, aos holofotes usados ​​para iluminar pessoas, cenários ou objetos planos.

Iluminação de figuras

Muitos holofotes de LED vêm com RGB/RGBW, tungstênio ou branco frio. Se o seu vier com RGBW, você pode obter qualquer tom de branco mais quente desejado adicionando os diodos RGB aos LEDs brancos frios. Mas como esse método não resulta necessariamente no efeito incandescente que você deseja, talvez seja melhor usar um holofote que emita apenas luz branca, mas em uma variedade de tons. O ideal é que eles cubram todo o espectro, do quente ao frio, perfeitamente.

Stairville Octagon Theater CW/WW 36x 1Watt, temperatura de cor ajustável de 2800 a 6400 Kelvin

Luzes em movimento

Quando falamos de luzes em movimento, distinguimos Wash , Beam e Spot .

Uma luz de lavagem móvel idealmente apresenta uma grande área de zoom com a qual você não apenas ilumina uma área, mas também pode usá-la como uma luz de efeito.

Se você tiver um holofote , poderá projetar pelo menos alguns gobos.

Stairville novaWash Quad LED Moving Headl
 
 

Stairville MH-x200 Pro Spot Moving Head
 

Dependendo do alcance do zoom, esses dispositivos também podem ser usados ​​como híbridos de iluminação de área e de efeito.

Os holofotes Beam estão em alta, com fabricantes competindo para quebrar recordes de ângulo de dispersão mais preciso e maior capacidade de saída. Esses dispositivos também podem funcionar com prismas, gobos e cores, mas, em geral, o foco está no feixe. É por isso que os holofotes Beam geralmente utilizam iluminantes halógenas, que são mais assertivos em luz ambiente. Ainda assim, podemos recomendar holofotes LED dependendo do uso que você pretende dar a eles. Um único holofote pode não fazer muito por você se for para iluminar o seu ambiente – no entanto, um conjunto completo é uma ferramenta realmente poderosa!

Barra de LED

Barras de LED são uma ferramenta interessante em design de iluminação, embora não possam ser controladas por motor e apresentem apenas um número limitado de funções. No entanto, elas se destacam por suas cores, sua capacidade de dimerização contínua e sua projeção uniforme. Não confunda barras de LED com fitas de LED, que se caracterizam por seu maior comprimento e flexibilidade, sendo particularmente adequadas para fins decorativos.

Barra de LED Stairville 240/8 RGB DMX 30°

Resumo

Os avanços no mundo da iluminação LED estão se intensificando rapidamente, e ela está substituindo cada vez mais as lâmpadas incandescentes. Há uma razão pela qual os iluminantes convencionais também são conhecidos como “queimadores”: a grande maioria da energia consumida é convertida em calor, e não em luz, o que é um problema. Essa é uma das razões pelas quais as lâmpadas LED se tornaram as fontes de luz preferidas. Enquanto no passado eram necessários até 28.000 Watts para iluminar palcos, hoje a mesma intensidade de luz pode ser alcançada com 2.800 Watts – embora hoje em dia alguns palcos precisem ser aquecidos, o que antes exigia resfriamento!

Os técnicos de iluminação devem ficar atentos à temperatura ambiente de seus dispositivos LED. Poucos fabricantes consideram seus produtos adequados para operação em temperaturas acima de 40 °C, e temperaturas abaixo de zero também podem danificar os componentes eletrônicos.

Antes de decidir quais lâmpadas comprar, você precisa saber muito bem para que elas serão usadas. Por exemplo, nem todos os holofotes de LED são igualmente adequados para iluminar figuras. Sem LEDs brancos quentes, você não chegará muito longe nessa área; o que você provavelmente precisa é de uma fonte de luz RGBW, o que definitivamente não é o ideal para iluminar tecidos com cores vibrantes. Por outro lado, você terá que se preocupar menos com o consumo de energia e até mesmo com a disponibilidade de uma tomada.

Stairville B5R Beam Moving Head 5R

Stairville MH-z1915 Lavagem com Zoom Quad LED

ambos os tipos de lâmpadas trabalhando simultaneamente
 

Na maioria dos casos, a economia de energia por si só justifica o investimento. As diferenças entre as lâmpadas LED residem nas suas características de regulação de intensidade luminosa, na fidelidade de cor e na vida útil dos LEDs. Uma coisa é certa: na nossa loja online, encontrará algo que se adapta às suas necessidades.

Contato

FALE CONOSCO.

Todo grande projeto começa através de uma boa conversa, conte seu projeto para nós.

SUA CONSULTORIA FOI AGENDADA COM SUCESSO!
Informações de contato
Área de Atendimento